Venda de material de construção sobe 1,4% em 2012, diz associação
23 de janeiro de 2013
As vendas de materiais de construção cresceram 1,4% em 2012, abaixo da expectativa de alta de 2% divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) em novembro, segundo levantamento apresentado nesta terça-feira (22).
Em dezembro, houve queda de 3,4% em relação a um ano antes e de 11,2% ante novembro.
Segundo Walter Cover, presidente da Abramat, em nota, o desempenho pode ser explicado “em função da venda de estoques mantidos pelo comércio, pela baixa atividade no setor imobiliário e pela continuidade do baixo volume de obras de infraestrutura”.
No início do ano passado, a entidade esperava crescimento anual de 4,5% nas vendas.
Cover prevê a recuperação das vendas em 2013, mas não revelou projeções. Para a Abramat, o varejo deve manter um crescimento vigoroso, por causa de boas condições de renda, emprego e crédito. As obras de infraestrutura relacionadas a programas de concessão têm resultados esperados a partir do segundo semestre e os projetos para a Copa do Mundo ganham ritmo neste ano, avalia a entidade.
De acordo com a Abramat, o setor imobiliário pode ser ajudado se o governo intensificar as desonerações e manter a política de juros baixos, câmbio “realista” e redução nos custos de energia e de gás.